O tiro surgiu como esporte oriundo das práticas militares, que utilizava os métodos empregados nas linhas de tiro nos combates. As primeiras competições utilizavam as posições deitado, de joelho e em pé.
Semelhante a essa prova surgiu o NRA que consiste em efetuar com pistola ou revolver 6 (seis) disparos contra um alvo a 25 metros em 4 (quatro) posições diferentes, em pé, de joelho, sentado e deitado, este é o modo mais usual, apesar de existirem algumas variações, cujas modalidades se dividem em CATEGORIAS que são: a) Revólver Open com Mira Óptico – Eletrônica; b) Revólver Open com Mira Mecânica Aberta; c) Pistola Open d) Pistola Standard; e) Damas Open.
Posteriormente, o tiro brasileiro nunca mais se classificou ate os Jogos do Rio 2016 ocasião que o brasileiro Felipe Wu conquistou a medalha de prata na modalidade pistola de ar 10 metros.
Além do tiro esportivo os clubes de tiro agregaram a caça, instalados em propriedades rurais os associados praticavam a caça, e dessa modalidade criaram o tiro ao prato que simula o voo do pato, cuja modalidade faz parte do calendário de diversas competições.